segunda-feira, 9 de novembro de 2020

História do Kung Fu

 

Arte marcial chinesa que pode ser traduzida como “habilidade adquirida pelo esforço”. O Kung Fu é um termo que geralmente é usado para se referir a todas as artes marciais de origem chinesa. Ele começou a ser usado na década de 1970 em nível mundial, junto com a popularização do Kung Fu no ocidente pelos cinemas e televisão.

Seu significado

Kung Fu significa “trabalho árduo”.  Ele pode se referir tanto à habilidade marcial quanto qualquer habilidade em uma arte.

Assim temos a ideia de um mérito ou resultado alcançado por meio de esforço pessoal. Se pararmos para pensar, essa é a definição de qualquer habilidade. Por isso, um praticante “faixa preta” tem um bom Kung Fu da mesma maneira que um cantou ou pintor tem um bom Kung Fu nas suas áreas de atuação.

A História

Ninguém sabe ao certo quando surgiu o Kung Fu, pois existem poucas histórias fundamentadas acerca da sua origem. No entanto, surgem relatos que esta arte marcial surgiu há mais de 4.000 anos e tinha como objetivo principal a luta pela sobrevivência.

Mas foi no período da Dinastia Zhou do Oeste (1100-771 a.C) que está arte passou a ficar mais evidente. Surge uma maior necessidade de treinar as tropas, por isso houve um maior desenvolvimento nos métodos de preparação. Surgem as danças militares (wu wu) que eram rotinas de treinamento.

Desde então que esta arte marcial não mais parou de crescer, passando pelo Período da Primavera e Outono (770-476 a.C.), Período dos reinos combatentes (476-221 a.C) onde surge A Arte da Guerra (Bing Fa – 512 a.C.), de Sun Tzu, a Dinastia Qin (221-207 a.C.) onde surge as práticas energéticas do Qi Gong e o Taoismo, a Dinastia Han do Oeste (206 a.C.- 24 d.C.), a dinastia Han do Oeste (206 a.C.- 24 d.C.), na Dinastia Yuan (1271-1368 d.C.) acontece a proibição de lutar, No final da Dinastia Ming (1348-1644), as teorias marciais começam a ser associadas ao esoterismo e religião. Os períodos da história da China estão ligados a própria história do Kung Fu.

Os Estilos

Existem mais de 300 estilos reconhecidos oficialmente pela comunidade de mestres e praticantes de Kung Fu. O Kung Fu é representado por diversos estilos, dentre eles os estilos Louva-a-deus, Garra de Águia, Shaolin do Norte, Hung Gar, Taiji Quan (Tai Chi Chuan), Xing Yi Quan, Bagua Zhang e muitos mais.

Cada estilo conta a história de uma pequena comunidade e é o registro de aspectos da arte e cultura de um povo.

Estilos do Norte e do Sul

Essa é uma classificação muito comum para se diferenciar os vários estilos de Kung Fu. O Rio Yangtsé é a referência para essa divisão. Assim, os estilos são identificados pela posição geográfica em relação ao rio.

Além disso, temos o ditado: “Pernas do Norte e Punhos do Sul” (nan quan bei tui).

Norte:

Uso de pernas;

Nortenhos tem uma média de estatura maior;

Região fria, muita roupa, o que atrapalha o movimento dos braços;

Região rochosa, solo firme ajuda nos chutes.

Sul:

Uso de braços;

Sulistas tem uma média de estatura menor;

Região quente, pouca roupa favorece o uso dos braços;

Região lamacenta e irregular, solo instável prejudica o uso de chutes.

Essa divisão faz sentido, mas as exceções a essa regra são muito numerosas. Isso faz com que seu uso não seja adequado. Com certeza há estilos que se concentram mais nas pernas ou braços, porém a posição relativa ao Yangtsé dificilmente era a razão de ser disso.

Outro ponto importante é que a maioria dos estilos de Kung Fu foi criada mais ao norte. O Sul da China era muito mais próspero e estável, ou seja, sua população sofria menos com os conflitos. Foi o contexto perturbador dos povos do Norte que os fizeram desenvolver mais estilos de Kung Fu.

Benefícios do Kung Fu

O Kung Fu é uma atividade física. Por isso, ele proporciona todos os benefícios de se manter o corpo em movimento. Ao mesmo tempo, o Kung Fu é também uma arte que se baseia no comportamento adequado ante qualquer situação, principalmente sob pressão. Ele pode nos ajudar a controlar nossas emoções para agir da melhor maneira.

Benefícios no corpo e na mente

Desenvolve o condicionamento físico;

Aumenta a flexibilidade;

Aumenta a força muscular;

Melhora o fôlego;

Desenvolve coordenação motora;

Previne doenças;

Evita o desenvolvimento de doenças crônicas;

Melhora o equilíbrio físico;

Estimula a liberação de neurotransmissores essenciais para o bem-estar.

Benefícios no comportamento

Aumenta a autoestima;

Desenvolve virtudes;

Desenvolve o equilíbrio e controle emocional;

Desenvolve a capacidade de tomar decisões sob pressão;

Cria um senso de companheirismo;

Cria um senso de disciplina;

Constrói caráter.

 

Fonte: site Bravo Kung Fu

Nenhum comentário:

Postar um comentário