domingo, 10 de julho de 2022

As Artes Marciais nos Jogos Mundiais 2022


A 11ª edição dos Jogos Mundiais começou em Birmingham, Alabama, nos EUA. O evento acontece no período de 7 a 17 de julho de 2022, e reunirá mais de 3.500 atletas que disputará em 36 esportes sendo 06 de artes marciais. O Brasil estará disputando em 15 modalidades no total, sendo que estará presente em 04 modalidades de artes marciais.

Karate

Presente desde 1981, o karate participou mais uma vez dos Jogos Mundiais. Nesta 11ª edição o karate teve nada menos que 94 atletas de 41 países inscritos para participar deste torneio de Karatê nos Jogos Mundiais de 2022, que aconteceu nos dias 08 e 09 de julho, e teve a presença de vários campeões Olímpicos, dentre eles: Sandra Sanchez, Jovana Prekovic, Ryo Kiyuna, Steven Dacosta, Feryal Abdelaziz, Sajad Ganjzadeh, Ivet Goranova e Liugi Busa.

Os atletas que representaram o Brasil nesta competição foram Douglas Brose, no kumite -60kg que terminou a competição em 2º lugar; Valeria Kumizaki, no kumite -55kg e Vinicius Figueira, no kumite -67kg que conquistou o ouro.

A Entidade ligada aos Jogos Mundiais é a WKF. No Brasil a Confederação Brasileira de Karate é ligada a WKF.

Um pouco da história do Karate nos Jogos Mundiais

Atualmente o karate ocupa no ranking dos jogos a 16ª colocação, com 04 medalhas de ouro, 02 de prata e 02 de bronze, totalizando 8 medalhas.

O karate participou de todos os jogos mundiais desde 1981, mais só conseguiu conquistar sua primeira medalha em 2009, em Kaohsiung-TPE, com o atleta Douglas Brose no kumite -60kg, ficando em 1º lugar. Em 2013 Douglas terminou a competição em 2º lugar. No feminino, a primeira medalha veio com a atleta Valeria Kumizaki no kumite -55kg, nos Jogos Mundiais de 2017, Wrocław – POL. Valeria terminou a competição em 1º lugar. Neste mesmo ano o atleta Hernani ficou em 3º lugar no kumite -75kg.

Ju Jitsu

Presente deste 1997, nos Jogos Mundiais o Ju Jitsu está na sua 7ª participação, e as competições acontecerão nos dias 15 e 16 de julho. Ao todo serão 15 categorias dividido entre as modalidades de luta, Duo, Ne-Waza e competição Nacional masculino e feminino.

No dia 8 de julho aconteceu a competição de demonstração do Para-ju jitsu.

Aqui no Brasil a entidade representante é a Federação Brasileira de Jiu jitsu

Um pouco da história

Ju-Jitsu é uma arte marcial japonesa e um método de combate corpo a corpo e autodefesa. Expressa a filosofia de ceder à força de um oponente em vez de tentar opor força com força. Manipular o ataque de um oponente usando sua força e direção permite que os jutsukas (atletas) controlem o equilíbrio de seu oponente, evitando assim que o oponente resista ao contra-ataque. Existem duas disciplinas de Ju-Jitsu oferecidas nos Jogos Mundiais: Luta e Ne-Waza.

Kickboxing

Estreante nos Jogos Mundiais, o kickboxing participará deste evento nos dias 13 e 14 de julho. A Entidade ligada aos Jogos Mundiais é a WAKO, desde 2014. O Kickboxing começou a fazer parte do Programa de Esportes por Convite nos Jogos Mundiais de 2017 em Wrocław, Polônia. Em Birmingham, Alabama Kickboxing terá sua estreia no programa oficial do TWG. No Brasil, a entidade filiada a WAKO é a Confederação Brasileira de Kickboxing.

O atleta que representará nosso país nesta modalidade é Vinicius O. Mestriner

Um pouco da história

Kickboxing é um esporte de combate que apresenta chutes e socos. Kickboxing oferece uma disciplina nos Jogos Mundiais: Regras K1.

K1 Rules é uma disciplina onde os jogadores devem vencer um oponente usando técnicas legais de mão e pé com o objetivo de marcar pontos. A ênfase dessas regras gira em torno de entrega, velocidade e técnica. A competição é realizada em um ringue de boxe, e é composto por três rounds de dois minutos cada. Cada luta é pontuada por três juízes independentes que devem registrar cada ponto. Para ser registrado como um ponto, as técnicas de mão ou pé devem ser completadas com força total, ter pousado em uma área de alvo legal e ser atingidas de uma distância e equilíbrio adequados. Cada técnica válida de mão ou pé é pontuada como um ponto. Os jogadores usam equipamentos de proteção, incluindo protetor bucal, bandagens de mão, luvas de boxe, protetor de virilha, caneleiras, botas e capacete.

Muaythai

Tornou-se membro da IWGA em 2013, e estreou nos Jogos Mundiais de 2017 em Wrocław, Polônia. Esta será a segunda participação desta modalidade e a competição está marcada para o período de 15 a 17 de julho.

A Entidade ligada aos Jogos Mundiais é a IFMA. No Brasil é a Confederação Brasileira de Muaythai Tradicional (CBMTT).

Um pouco da história

Muaythai é um esporte de combate que utiliza golpes em pé junto com várias técnicas de clinching. É conhecida como a “Arte dos Oito Membros” porque se caracteriza pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos e canelas. Muaythai é muitas vezes uma arte de luta de atrito, onde os oponentes trocam golpes uns com os outros. Quase todas as técnicas de muaythai usam todo o movimento do corpo, girando o quadril a cada chute, soco, cotovelada e bloqueio. O ringue de luta e as luvas usadas são semelhantes ao boxe. Os pontos são concedidos quando um atleta atinge um oponente com socos, chutes, joelhadas ou cotoveladas com força e aterrissando no alvo, sem infrações de bloqueio ou defesa. Dez pontos são concedidos para cada rodada. Ao final de cada rodada, o melhor atleta recebe 10 pontos. Se os atletas forem iguais em mérito, ambos recebem 10 pontos.

Sumô

A Entidade ligada aos Jogos Mundiais é a IFS desde que recebeu seu primeiro convite de participação em 2001, nos Jogos Mundiais em Akita-JPN. No Brasil temos a Confederação Brasileira de Sumô que é ligada a IFS.

A competição de Sumô acontece nos dias 09 e 10 de julho.

O Brasil será representado por 06 atletas, são eles: Luciana Watanabe, Valeria Dall'Olio, Fernanda Pelegrini, Alex Nakaya, Rui Sá Jr e Alysson Sales.

Um pouco da história

O sumô é um esporte competitivo de luta livre de contato total, onde um lutador (rikishi) tenta forçar outro lutador a sair de um ringue circular de 4,55 metros (dohyō) ou a tocar o chão com qualquer coisa que não seja a sola dos pés. Durante a competição, os atletas usam uma tanga (mawashi). As mulheres usam collants por baixo do mawashi. Socar, cutucar, chutar o peito ou áreas abdominais, agarrar o cabelo do oponente, garganta, outras roupas que não o mawashi, o maebukuro (parte da bolsa frontal do mawashi), dobrar os dedos do oponente, morder ou esbofetear o rosto do oponente com um braço estendido mais do que a largura dos ombros não é permitido. Na carga inicial, ambos os lutadores devem pular do agachamento simultaneamente após tocar a superfície do ringue com os dois punhos. As lutas são geralmente muito curtas, geralmente variando de alguns segundos a menos de um minuto. Cada partida é precedida por um elaborado ritual cerimonial.

Wushu

A primeira vez que o wushu participou foi em 2013, como convidado. Este ano será a estreia desta arte marcial nos Jogos Mundiais. Esta competição ocorrerá nos dias 12 e 13 de julho.

A Entidade ligada aos Jogos Mundiais é a IWUF. No Brasil é a Confederação Brasileira de Wushu que está ligada IWUF.

A atleta que representará nosso país nesta modalidade é Michele S. dos Santos.

Um pouco da história

Wushu é o termo coletivo para as práticas de artes marciais que se originaram e se desenvolveram na China. Ao longo de sua longa história, o wushu se desenvolveu em vários estilos e sistemas distintos, cada um incorporando suas próprias técnicas, táticas, princípios e métodos, bem como o uso de uma ampla variedade de armas tradicionais. O wushu competitivo é categorizado em duas categorias principais, a saber, Talou (Competição de Rotinas) e Sanda (Competição de Luta Livre).

Os Jogos Mundiais de 2022 contarão com Talou, que se refere ao componente de prática de rotina (forma) do wushu. As rotinas Taolu compreendem um conjunto continuamente conectado de técnicas pré-determinadas, coreografadas de acordo com certos princípios e filosofias que incorporam técnicas e princípios estilísticos de ataque e defesa. Estes incluem técnicas de mão, técnicas de perna, saltos, varreduras, posturas e trabalho de pés, apreensão, arremesso e luta livre, equilíbrios, etc. Os principais eventos de talou são: Changquan (punho longo), Nanquan (punho do Sul), Taijiquan (Tai Chi Chuan), Daoshu (espada longa), Jianshu (espada reta).


A história da Associação Internacional de Jogos Mundiais

Fundada em 1980, a International World Games Association (IWGA) é uma organização internacional não governamental e sem fins lucrativos constituída sob a lei suíça. Formado por Membros de Federações Esportivas Internacionais, administra um evento esportivo quadrienal e multidisciplinar, os Jogos Mundiais, que aspira igualar e superar a importância dos Campeonatos Mundiais organizados por cada Federação Membro individualmente.

O principal objetivo da IWGA é desenvolver a popularidade dos esportes governados por suas Federações Membros, melhorar sua proeminência por meio de excelentes conquistas esportivas e conservar todos os valores tradicionais do esporte através dos Jogos Mundiais. Desde a sua criação em 21 de maio de 1980, o número de membros da IWGA aumentou de 12 para 37 Federações Membros.

A Associação Internacional dos Jogos Mundiais é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). As duas organizações assinaram um Memorando de Entendimento atualizado em 2016, que destaca a cooperação mais estreita entre o COI e a IWGA.

Agora conta pra gente qual arte marcial você vai assistir ou já assistiu neste Jogos Mundiais.

Fonte: WKF, TWG2022, The World Games, ASKAPE NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário