sexta-feira, 2 de julho de 2021

A quadrilogia do filme O Grande Mestre – Ip Man



E vamos para nossa primeira super dica de filme de artes marciais para o final de semana. Uma maratona de quatro filmes com Donnie Yen interpretando o famoso mestre de Bruce Lee, Yip Man. A quadrilogia do filme teve a direção de Wilson Yip.

Para quem ainda não sabe, Yip Man ou Ip Man foi o mestre de Bruce Lee que também teve vários filmes produzidos com foco nas lutas marciais chinesas.

O primeiro filme: O Grande Mestre

Mostra um período da China dividida pelo ódio racial, pelo radicalismo nacionalista e pela guerra sino-japonesa e no meio disso tudo está o mestre Ip Man que ganha destaque por participar de diversas lutas contra outros mestres do wushu e lutadores de kung fu. Ele também passa a ensina sua arte para jovens aprendizes.

O segundo filme: O Grande Mestre 2

Segue mostrando a vida do mestre Ip Man. Nesta versão o filme acontece na China em 1949, após o conflito com os japoneses, o mestre Ip Man (Donnie Yen) migra para Hong Kong. Nesta nova aventura, ele tenta divulgar sua disciplina de artes marciais para o mundo, mas enfrenta o ciúme e a oposição dos rivais, como o mestre local de Hung Ga. Para piorar a situação, ele vai sofrer a opressão imposta pelos britânicos, que estão governando a cidade.

O terceiro filme: O Grande Mestre 3

Depois de sobreviver a invasão japonesa em seu país e de enfrentar o campeão mundial de boxe em um duro combate, Ip Man (Donnie Yen) vive um momento de relativa estabilidade, com sua escola de artes marciais crescendo e cada vez mais reconhecido e respeitado em Hong Kong. Sua paz, porém, começa a mudar quando seu caminho cruza com o de mafiosos do ramo de construções e que também organizam lutas clandestinas. O grupo pretende comprar a área da escola que estuda o filho de Ip man e, após a recusa do diretor da instituição em vender o imóvel, começa a ameaçar a integridade de profissionais, estudantes e familiares, obrigando nosso protagonista a tornar-se vigia do local. Um dos mafiosos que luta contra Ip Man é Frank interpretado por ninguém menos que Mike Tyson.

No quarto e último filme: O grande Mestre 4

Alguns anos se passaram e Ip Man (Donnie Yen) agora precisa criar Ip Ching (Jim Liu), seu filho, sozinho. Com o jovem sempre arrumando confusões na escola por não gostar de estudar e querer se dedicar exclusivamente às artes marciais, nosso protagonista segue o caminho de vários chineses de Hong-Kong e ruma para os Estados Unidos buscando no ensino estrangeiro uma tentativa para que seu filho siga o caminho dos estudos.

Antes de viajar Ip descobre que seu vicio pelo fumo te causou o câncer na garganta e para completar durante a viagem Ip e seu filho discutem, chegando nos Estados Unidos ainda precisa enfrentar o preconceito com tanta intensidade.

A história do Grande Mestre termina da mesma forma que começou exaltando a cultura chinesa e criticando o imperialismo e a discriminação, em meio de várias lutas.

Um pouco da história deste mestre

Yip Man, também conhecido como Ip Man, nasceu em 1º outubro de 1893, teve como mestre Chan Wah-Shun que era um dos maiores estudiosos do Wing Chun (estilo de Kung Fu praticado no sul da China), doutor em medicina chinesa, além de treinar o exército chinês. Chan Wah-Shun também trabalhava como carro forte humano, carregando grandes quantidades de moedas pela força que tinha ninguém se ousava a rouba-lo.

Após treinar com seu mestre Chan, Yip se mudou para Hong Kong e terminou ficando um período sem treinar. Foi em Hong Kong que ele teve sua primeira derrota em uma luta enfrentando um homem mais velho. Isto abalou o mestre chinês. Yip queria esquecer o Kung Fu e nunca mais treinar. Mas o seu próprio algoz nos últimos combates, o convenceu a treinar por suas habilidades. E então descobriu que aquele homem era companheiro de seu mestre, Leung Bik, filho de outro mestre seu, Leung Jan, para quem tinha prometido que jamais ensinaria os golpes, por temer que fossem usados para o mal. Treinou e, com 24 anos, Yip Man voltou a Foshan com as habilidades de wing chun tremendamente aprimoradas, mas seu retorno durou pouco por conta da revolução comunista ele teve que fugir para Hong Kong por pertencer ao partido de oposição.

Quando Yip fugiu para Hong Kong acabou fundando uma escola de artes marciais. Seus alunos estavam vencendo diversos campeonatos de Kung Fu, isto ajudou a restabelecer sua fama como grande professor.

Em 1953, Yip começou a treinar Bruce Lee que tinha apenas 13 anos, era considerado um dos alunos mais aplicados e inteligentes. Yip Man morreu em 1972, com 79 anos vítima de câncer, apenas sete meses antes da morte de seu mais notório aprendiz, Bruce Lee.


Semana que vem têm mais dicas de filmes ou séries voltadas para artes marciais.

Siga nosso canal no Telegram para ver outras dicas de artes marciais e também venha fazer parte do nosso grupo. Esperamos você lá. 

Fonte: Torcedores, Plano Critico, Adoro Cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário